Morro da Conceição: Templo do Santuário é entregue após conclusão da 1ª etapa de restauração

Finalização nas obras do teto do Santuário do Morro da Conceição que tem previsão de entrega para hoje - Foto: Júnior Soares / Folha de Pernambuco

A conclusão da primeira etapa das obras de reparo no Santuário do Morro da Conceição permite que o espaço volte a acolher os fiéis, principalmente para a 120ª Festa da Imaculada Conceição do Morro, que terá início já nesta quinta-feira (28)

Após 87 dias interditados, para a realização dos trabalhos de recuperação, a área do templo católico do Santuário do Morro da Conceição, localizada na Zona Norte do Recife, será devolvida à comunidade nesta segunda-feira (25). 

As equipes técnicas ligadas ao Governo de Pernambuco, que iniciaram a recuperação do templo, concluíram a primeira etapa das obras, permitindo que o espaço volte a acolher a fidelidade, principalmente para a 120ª Festa da Imaculada Conceição do Morro, que terá início já nesta quinta -feira (28). 

Santuário do Morro da Conceição 

Assim que a área for entregue, cerca de 40 voluntários participarão de um mutirão de limpeza, programado para acontecer por volta das 16h, para lavar e organizar a Igreja. 

À noite, às 19h, haverá um momento de oração contínua pelo Movimento do Terço dos Homens da Mãe Rainha, aos pés da Imagem de Nossa Senhora da Conceição do Morro. A celebração será em ação de graças pelo avanço nas obras de restauro.

De acordo com o reitor do Santuário, Padre Emerson Borges, “Esta é a primeira etapa da obra que está sendo concluída. Só estamos fazendo alguns ajustes, como a pintura da parede, para que, de fato, possamos realizar a limpeza do Santuário hoje, conforme está programado para as 16h”.

A primeira fase do projeto garantiu a fixação de todo o teto, incluindo treliças, terças, telhados e forro especial, o que possibilitará a realização da 120ª edição da tradicional Festa da Imaculada Conceição do Morro. A festa religiosa, que atrai milhares de fiéis, começa na próxima quinta-feira (28) e se estende até o dia 8 de dezembro, data dedicada à Imaculada Conceição.

120ª Festa da Imaculada Conceição do Recife

Sobre a festividade, o Padre Emerson destacou: 

“A Festa do Morro a cada ano tem uma proporção muito grande de visitantes que vêm aqui ao Santuário, de perto e de longe. É a maior festa religiosa do Estado de Pernambuco. Então, a festa contribui bastante não só para a fé da comunidade, mas para a economia local do bairro da Casa Amarela e do Morro da Conceição. Por conta dessa quantidade de pessoas, e do comércio local, que ocupa as ruas no entorno do Santuário, não pensamos fazer a festa somente na parte externa. A entrega do teto do Santuário facilita muito toda a logística da festa para que a festa possa acontecer”, relatou o Padre.

Após o encerramento da festa, a área será novamente interditada para a conclusão da restauração. A segunda etapa, que começa em 13 de dezembro, inclui a substituição das portas de vidro e do piso danificado, além de ajustes na parte elétrica e no sistema de refrigeração. Iluminação e pintura finalização dos trabalhos, previstas para durar 60 dias.

“Terminada a Festa do Morro, interditaremos o Santuário novamente, para realizar os outros procedimentos que forem necessários. O piso, a climatização do Santuário, a troca de alguns vidros e a porta central, que será recolocada de um outro formato”, explicou o reitor.

Para o aposentado Fernando Almeida, de 72 anos, que cresceu no Morro, o Santuário carrega um forte simbolismo. 

"Grande parte da minha infância eu vivi aqui em cima, me emociono demais quando venho aqui. Neste lugar tive o meu primeiro acidente, e quebrei o nariz, mas também tive muita alegria. Nunca perdi um 8 de dezembro quando morava aqui. Infelizmente, hoje, não moro mais. Porém, sempre que venho ao Recife, costumo subir, fazer meus preços, acender minhas velas e rogar a Deus pelas minhas conexões e pelas pessoas que virão aqui”. 

Comentários